Notícias

ENEM 2018 - Taxa de Isenção

Nesta edição, do ENEM, uma importante mudança foi introduzida em relação à solicitação da taxa de  isenção do Exame.  Diferente do que ocorria nas edições anteriores, o período de solicitação da isenção foi separado do período de inscrição. Essa mudança foi introduzida, para haver tempo hábil a análise das justificativas que deverão ser  apresentadas pelos participantes que  tiveram  direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2017 e  não compareceram para realizar as provas. Caso a justificativa não seja aceita, haverá um prazo para a interposição de recursos, que também prescinde de prazo para análise.

Assim, os participantes que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão realizar a solicitação, no período de 2 a 15 de abril de 2018,  por meio do  endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial, a qual contém todas as informações necessárias à solicitação.
Terá direito a taxa de isenção, o  participante que:

- estiver  cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2018, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo Escolar;
tiver atingido  nota mínima para Certificação de Conclusão do Ensino Médio nas áreas do conhecimento em que se inscreveu no Encceja 2017;
tiver cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; conforme o art. 1º, paragrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.
- declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). É considerada família de baixa renda aquela com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos; conforme art. 4º, do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Fonte: INEP
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

Leia +

Jornada Pedagógica 2018

A Jornada Pedagógica dos Colégios da Rede Romano aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, foram momentos de capacitação de muito estudo e trabalho, mas também de integração e fortalecimento para o início do ano letivo! Confira alguns momentos:

 

Leia +

Período de Adaptação

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma. 

O início de uma criança na escola é sempre difícil, se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil e no 1º ano do ensino fundamental, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos. 

A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura.

Por isso é considerado por nós um momento muito importante e levado muito a sério! É um momento de adaptação da criança e dos pais. Os pais sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança.
É importante não esconder nada. Explique que ele(a) vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo, vai buscá-lo e que acompanhará no início. Fale dos novos amigos que irá fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece nela.
Explique que você vai acompanhá-lo por um período, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os colegas.
Os pais devem conhecer bem as rotinas, buscar conhecer toda a equipe da escola para sentirem-se seguros e passar isso aos seus filhos.

Lembre-se : nunca vá embora sem se despedir do seu filho, isso pode aumentar a insegurança dele. É normal a criança chorar neste processo, afinal é tudo muito novo para ela. Devemos primeiro identificar que tipo de choro é. Se a criança está chorando para manipular o ambiente ou então por não quererem se afastar dos pais.

Algumas posturas podem facilitar a chegada dos pequenos a esse novo universo, veja algumas dicas:

- Entregue seu filho à professora, diga adeus com naturalidade não prolongue a despedida!
- Respeite o horário de entrada e saída estipulado pela professora;
- Mantenha a regularidade e pontualidade;
- E caso surja alguma dúvida ou insegurança, procure a equipe de nossa escola! Estaremos sempre à disposição.

Confira os dias do período de adaptação nos Colégios da Rede Romano:
- Do dia 19 a 23 de fevereiro a saída será às 15h30min.

Leia +


Calendário


Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Data Evento
01/05 Feriado do Dia do Trabalhador
31/05 Feriado Corpus Christi